Dentre os rituais do cotidiano da escola, a formatura é um evento contagiante, mágico, um tempo de agraciamentos e de agradecimentos. Assim anotei no Diário de Reflexões de 17 de dezembro de 2004:
"(...) o momento de festa, de confraternização, ou seja, a formatura dos alunos. É um momento mágico, desde seu preparo, decoração, confecção de convites, mobilização entre alunos e muitos agradecimentos à escola, professores, familiares e amigos dos alunos. A formatura, e seu evento, muitas vezes formal e protocolar tem espaços para manifestações variadas de emoções. Alunos oradores representantes das turmas dias antes se preparam para o discurso da formatura, assim como os professores paraninfos. O discurso, a manifestação pública, o pronunciamento para um auditório lotado na escola. São tão ricas e belas as palavras manifestadas." (Arenhaldt, Diário de Reflexões, 17 de dezembro de 2004).
De fato, não há quem resista à beleza de um momento de formatura. Repleto de dizeres e gestos afetivos e amorosos que faz todos os presentes, sejam professores, direção, alunos, amigos e familiares, se emocionarem. Seu contágio é como um vírus que, somatizado no corpo e manifesto em acariciamento, toma conta do espírito e da alma. Não há quem não se deixe afetar por essa pedagogia acariciante do elogio, do agradecimento, da manifestação prazerosa, viabilizada pelo estar-junto num tempo que foi passado junto na escola, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, pela dedicação fomentada a cada dia no percurso da formação técnica, onde vários sujeitos se envolveram. A lembrança de pessoas que não diretamente conviveram com os alunos, mas que são reconhecidas nos pronunciamentos, como as pessoas da limpeza, da vigilância e do bar que, embora anônimas no cotidiano da escola, no dia da formatura recebem os elogios pelo trabalho desenvolvido ou pelo que são e significam. Não há dúvida que o poder do reconhecimento e do gesto de agradecer tem uma força impossível de ser quantificada e mensurada. Propaga-se uma energia vitalizadora que renova os sentidos da vida na escola, que mobiliza e motiva a todos para os novos desafios da prática educativa.
Vale trazer aqui o pronunciamento de um aluno orador e de uma professora paraninfa:
"Podemos olhar para nossos professores e dizer: 'Olha!! Não foi em vão o teu trabalho, estamos a partir de agora, em um degrau mais alto de nossa vida, por que os senhores compartilharam conosco o seu saber, e nos fizeram pessoas mais dignas, mais maduras e mais sábias. Os senhores também estão de parabéns, pois seus objetivos foram alcançados." (Discurso de Formatura do aluno Marcos Fernandes, Orador do Curso Técnico em Eletrônica, 17 de dezembro de 2004)
"(...) ser paraninfa de uma turma do curso técnico me deixa realmente muito feliz e cheia de orgulho. Não pela idéia de que o meu trabalho foi reconhecido, mas pela certeza de que, de alguma forma vocês alunos/as se identificaram comigo" (Discurso de Formatura da Profª Rosane Paim, Paraninfa do Curso Técnico em Automação Industrial, 17 de dezembro de 2004)
A beleza na condução do ritual de formatura é sustentada pelas manifestações das pessoas que, através das palavras e do discurso, se "colam", se "grudam" nos outros e estabelecem sentidos para esta conquista, para esta vitória. Compõe-se a mesa, os paraninfos trazem seus afilhados ao som de uma música que emociona, todos aplaudem, alguns choram, outros assobiam. Todos celebram. O hino nacional é cantado em uníssono pois neste momento não importa qual é o gosto individual por um estilo musical, o importante é cantar junto e celebrar uma etapa vencida.
A magia e os vestígios dos encontros, dos momentos passados com os outros e do estar-junto são testemunhados nas manifestações e discursos dos paraninfos e oradores:
"Puxa vida! Que bom que estamos juntos aqui hoje! Muitas vezes me perguntei e ainda não encontrei a resposta: o quê será que marcou nossos encontros em sala de aula no ano passado, que fez com que vocês me escolhessem como paraninfa? O que será que disse e fiz para merecer tamanha deferência? Posso chutar uma resposta? Não sou eu que marquei a vida de vocês mas, a escolha de vocês é que marcou a minha vida." (Discurso de Formatura da Profª Rosane Paim, Paraninfa do Curso Técnico em Automação Industrial, 17 de dezembro de 2004)
"Primeiramente agradecendo a Deus, por mais esta oportunidade que ele concede na vida de todos nós, de estarmos aqui reunidos, junto de nossos amigos, colegas e familiares, para a concretização de um sonho. Para a ratificação de uma conquista e para a vitória de uma luta que se travou por aproximadamente 400 dias; ou 1600 horas; ou 96000 minutos ou 5 milhões 760 mil segundos de muito esforço e dedicação" (Discurso de Formatura do aluno Marcos Fernandes, Orador do Curso Técnico em Eletrônica, 17 de dezembro de 2004)
"Hoje olhamos para trás e pensamos: quanta coisa passamos juntos, demos boas risadas juntos, trocamos experiências uns com os outros, colamos nas provas juntos... quer dizer... estudamos para as provas juntos. Pensamos talvez em desistir no meio do caminho (...) mas encontramos em nossos colegas e professores, palavras de apoio e de incentivo" (Discurso de Formatura do aluno Marcos Fernandes, Orador do Curso Técnico em Eletrônica, 17 de dezembro de 2004)
Nos discursos não são poucos os que destacam que, para estarem neste momento de formatura, tiveram que passar por provações, obstáculos e dúvidas. Certamente não foi fácil, para muitos, após um dia inteiro de trabalho, estudar a noite, deixar esposas, maridos e filhos em casa, às vezes enfrentar chuvas e outros desânimos. No entanto, para muitos o sacrifício se transfigura em desfrute da conquista, em um belo presente.
"Ontem é história. O amanhã é mistério. O hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de PRESENTE!!!" (Discurso de Formatura do Prof. José Flori, Paraninfo do Curso Técnico em Mecânica, 17 de dezembro de 2004)
As manifestações dos paraninfos revelam também o que é ser mestre e professor. Certamente tais pronunciamentos ecoam, refletem, incidem, tocam nos outros professores presentes, bem como nas pessoas que participam da formatura. Sem dúvida, tais manifestações afetam o modo, o jeito, a imagem, a idéia do que é ser professor; da assunção, afirmação e identificação em ser docente na escola de educação profissional.
"gostaria de falar um pouco de mim. Não da minha vida passada e nem das intimidades, mas do que acredito ser como professora. Sou professora porque escolhi sê-lo e cada vez mais me convenço que fiz a escolha certa. E para ilustrar esta escolha trago um pensamento de um grande educador brasileiro, Paulo Freire, como o qual me identifico muito e, tenho certeza, vocês irão identificar-me também: 'Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados, não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita. Não há educação do medo. Nada se pode temer da educação quando se ama'." (Discurso de Formatura da Profª Rosane Paim, Paraninfa do Curso Técnico em Automação Industrial, 17 de dezembro de 2004)
"Todos os anos passam por esta Escola centenas de alunos levando um pouco de nós e deixando muito de si, pois ser mestre não é apenas lecionar, passar a matéria no quadro. Ensinar não é somente transmitir o conteúdo programático, mas sim ser orientador, amigo, guia e companheiro. É caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir os segredos desta caminhada. Enfim, é ser exemplo. Nenhum espelho reflete melhor a imagem de um homem do que as suas obras." (Discurso de Formatura do Prof José Flori, Paraninfo do Curso Técnico em Mecânica, 17 de dezembro de 2004)