Primeira Carta - Excl-ama-ções e sur-presas: o ingresso na docência


Carta 1 - Inspirada na obra El puente roto del sueño, 1945, de Salvador Dalí, esta Carta representa a ponte que dá acesso à docência. Diz respeito às formas e caminhos pelas quais cada personagem ingressa no mundo escola como docente. Contém os segredos e mistérios, as exclamações e surpresas dos caminhos pelos quais cada personagem acessa as dimensões sagradas e profanas da constelação escola/educação/ser docente. Revela as multiplicidades de ingresso na docência e as singularidades de cada história de vida relatada de cada um dos personagens.

"Vivo na surpresa do que me torno." (JOÃO DO RIO apud. MAGALHÃES JR., 1978, p.156)

De um baralho de cinco, a primeira Carta do enigma revela as exclamações e surpresas do ingresso em uma profissão: a profissão docente. Assim, a primeira Carta contém um pouco dos segredos e mistérios dos caminhos pelos quais tais professores acessam as dimensões sagradas e profanas da constelação escola/educação/ser docente. Múltiplos são os jeitos de ingresso na docência na educação profissional. Singular, peculiar e instigante como a história de vida relatada de cada um dos professores.

Esta Carta apresenta algumas facetas interpretativas e de possíveis leituras que são manifestadas na narrativa dos docentes:

(1) a profissão de "dar aulas": a docência como acidente, acaso, circunstância, opção, vontade ou "bico"?;

(2) o ingresso por necessidade;

(3) a passagem de instrutor de cursos à docência;

(4) a surpresa do "eu, dar aula?";

(5) as lembranças do estágio docente e do aprender a dar aula;

(6) a afirmação e a exclamação da docência na pessoa.