BIBLIOGRAFIA

Livros e Artigos

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Cumplicidade, complexidade, (com)paixão. In: CARVALHO, Edgard de Assis (org.). Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo : Palas Athena, 1998.
ARENHALDT, Rafael. A formação de professores na vida da escola. Jornal Extra Classe - SINPRO-RS, Porto Alegre, p. 3, jun. 2005.
Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
BARBIER, René. A escuta sensível em educação. In: Cadernos ANPED. Niterói N. 5 (set. 1993), p. 187-216.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Trad. Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
______. Meu coração desnudado. Trad. Aurélio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001, 258 p.
______. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998. 272 p.
______. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BECKER, Howard Saul. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997. 178 p.
BERGSON, Henri. A Intuição Filosófica. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. 10. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 484 p. : il.
BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. In: Educação e Pesquisa, v. 28, n.1, São Paulo, jan./jun. 2002.
CALVINO, Ítalo. O castelo dos destinos cruzados. São Paulo: Companhia
______. O cavaleiro inexistente. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
______. Seis propostas para o próximo milênio : lições americanas. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 141 p.
CHAUÍ, Marilena. Os trabalhos da memória. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. 10. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 17-33.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT. Dicionário dos Símbolos. Lisboa: Ed. Teorema, 1982.
CRUZ E SOUSA, João da. Poesias Completas de Cruz e Sousa. org. Tasso da Silveira. São Paulo: Ediouro, s/d.
CUNHA, Antônio Geraldo da; assistentes Cláudio Mello Sobrinho... [et.al.]. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. - 2ª edição, 16ª impressão, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1987.
DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2003.
ERRANTE, Antoinette. Mas Afinal, A Memória é de Quem? Histórias Orais e Modos de Lembrar e Contar. In: História da educação. Pelotas (8):141-174, set. 2000.
FERREIRA, Rodolfo. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor. Rio de Janeiro. 3ª Edição. Ed. Quartet, 2002.
FERREIRA, Rodolfo. O professor invisível: imaginário, trabalho docente e vocação. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Foucault e histórias de vida : aproximações e que tais. In: História da educação. Pelotas, RS Vol. 1, n. 1 (abr. 1997), p. 5-20.
FISCHER, Nilton Bueno. Educando o pesquisador : relações entre objeto e objetivo. In: Estudos leopoldenses. Série educação. São Leopoldo Vol. 3, n. 5 (1999), p. 7-18
FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professoras?. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 204 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 165 p.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, s/d.
GARCIA MARQUES, Gabriel. Viver para contar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeira: Record, 1999.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 224 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. 102p.
HILLMAN, James. O código do ser: uma busca do caráter e da vocação pessoal. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HORN, Carla C.; PASINATO, Fernanda; LORENZI, Marlene G. R; MONTAGNER, R. Passo a passo: Caminhos percorridos pela pesquisa. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo : Globo, 2001.
KRAMER, Sonia. Por entre as pedras - arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.
KRENTZ, Lúcio. Magistério: vocação ou profissão. Educação em revista, Belo Horizonte, (3), 12-16, jun. 1986.
KUENZER, Acacia Zeneida (Org.). Ensino médio : construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2002. 115 p.
KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino médio e profissional : as políticas do estado neoliberal. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001. 104 p.
LELIS, Isabel. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2001, Nº17, p. 40-9.
LEMINSKI, Paulo. La vie en close. São Paulo: Brasiliense, 1991.
_______. Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. org. Régis Bonvicino e Tarso M. de Melo. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
______. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. 168p.
______. A transfiguração do político: a tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 1997. 304 p.
______. El conocimiento ordinario: Compendio de sociología. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
______. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.
______. No Fundo das Aparências. Petrópolis, RJ : Vozes, 1996.
______. O instante eterno: O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
______. A parte do diabo. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MAGALHÃES JR., Raimundo. A vida vertiginosa de João do Rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1978.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003. 317 p.
MARQUES, Mario Osorio. Professores falantes de si na sala de aula, na escola e na constituição da pedagogia. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
MARRE, Jacques Andre Leon. História de vida e método biográfico. In: Cadernos de sociologia (Porto Alegre), Porto Alegre Vol. 3, n. 3 (jan./jun. 1991), p. 89-141 : il.
MATURANA, Humberto in NICOLESCU, Basarab et alii. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: Edições Unesco Brasil, 2000.
MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999. 98 p.
MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis. Formação Humana e Capacitação. Petrópolis: Vozes, 2000. 86 p.
MILLS, Wright C. A Imaginação Sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
MOLL, Jaqueline. Histórias de vida, histórias de escola : elementos para uma pedagogia da cidade. Petrópolis: Vozes, 2000. 205 p.
MORÉS, A.; CRUZ, D.; OLIVEIRA, G.; DUTRA, I.; GAMA, L. Os saberes docentes frente à complexidade do processo educativo. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
MORIN, Edgar. Sociologia. Madrid: Tecnos, 1996.
______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 72p.
______. Meus demônios. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2000.
______. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NARVAES, Andréa Becker. Significações da profissão professor. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
NICHOLS, Sallie. Jung e o Tarô: Uma jornada arquetípica. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal : prelúdio a uma filosofia do futuro. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 271 p.
______. Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é. Porto Alegre: L&PM, 2003. 192 p.
NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. In: Teoria e educação. Porto Alegre N. 4 (1991), p. 109-139.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A., FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1988.
O Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... São Paulo: UNESCO Brasil, Ed. Moderna, Instituto Paulo Montenegro, INEP/MEC, 2004.
OLIVEIRA, Paulo Sales (Org.). Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. São Paulo: Editora UNESP, Editora Hucitec, 1998.
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Imaginário social e a educação: uma aproximação necessária. In: Educação, subjetividade e poder, Porto Alegre, n.2, Vol.2, p.29-34, Abril/1995.
______. A dimensão imaginário-simbólica da educação. In: Espaços da Escola, Editora UNIJUÍ, Ano 4, nº18, Out./Dez.1995, p.45-54.
______. Histórias de professores e processos de formação/subjetivação. In: Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, Nº36, p.7-13, 1998.
______ (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
______. Imagens orais, escritas e fotográficas: registros reconstruídos por professores. In: História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (12): 105-118, Setembro, 2002.
______. Professor Universitário: Saberes acadêmicos e demandas profissionais. In: MOROSINI, Marília Costa ... [et al.]. Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre : FAPERG/RIES, 2003. p. 253-261.
OLIVEIRA, Valeska Fortes de; et al. Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia. In: Educar em Revista, Curitiba, Número Especial, p.151-174, 2003. Editora UFPR.
PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo : Cortez, 2003.
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. In: História Oral, 3, 2000, p.117-27.
PÉRES, Lúcia Maria Vaz; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Imagens e imaginários: a dimensão simbólica do vivido e do pensado na formação de professores. In: Cadernos de Educação. FaE/UFPel, Pelotas (18): 153-170, jan./jun. 2002.
PÉRES, Lúcia Maria Vaz. Significando o "não aprender". Pelotas: Educat, 1996. 127 p.
______. Recortando reflexões acerca do símbolo em Durand e Jung : algumas contribuições para o estudo do imaginário. In: Cadernos de educação (Pelotas). Pelotas Vol. 6, n. 8 (jan./jun. 1997), p. 117-126
PINTO, Maria das Graças C. S. M. Gonçalves; MIORNADO, Tania Micheline. Docência e Gênero: Histórias que ficam. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).
POCHMANN, Márcio. A década dos mitos : o novo modelo econômico e a crise do trabalho no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. 182 p.
______. O trabalho sob fogo cruzado : exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 1999. 205 p. : il.
PRAMAD, Veet. Curso de Tarô e seu uso terapêutico. São Paulo: Madras Editora, 2003.
QUINTANA, Mário. Antologia Poética. Porto Alegre - RS: L&PM, 1997.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RIBEIRO, Renato Janine. Não há pior inimigo do conhecimento que a terra firme. In: Tempo Social; Ver. Sociol. USP, São Paulo, 11(1): 189-195, maio de 1999.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1985. 267 p.
ROSA, Miriam Suzete de Oliveira. Quem somos nós?. In: Divulgação em saúde para debate. Rio de Janeiro N. 33 (maio 2005), p. 70-82
ROUSSEAU, Jean-Jacques. As Confissões. Rio de Janeiro: Athena Editora, 1º volume, 1936. Tradução de Raquel de Queiroz.
RÜDIGER, Francisco Ricardo de Macedo. Civilização e barbárie na crítica da cultura contemporânea : leitura de Michel Maffesoli. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2002. 174 p.
SAMS, Jamie. As cartas do caminho sagrado: a descoberta do ser através dos ensinamentos dos índios norte-americanos. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 9. ed. Porto: Afrontamento, 1997. 58 p.
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SEVCENKO, Nicolau. Pindorama revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. São Paulo: Peirópolis, 2000.
SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias : travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991. 124 p.
SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. São Paulo: Odysseus Editora, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. In. Proj. História, São Paulo, Nº15, p.51-84, Abril/1997.
THOMPSON, Paul. A voz do passado - História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ZUCCHETTI, Dinorá Tereza. Jovens : a educação, o cuidado e o trabalho como éticas de ser e estar no mundo. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 215 p.

Documentos e Legislações

BRASIL. Decreto Lei nº 2.208 de 17 de abril de 1997 – Regulamenta o parágrafo 2º do artigo 36 da LDBEN. Brasília: [s.n.], 1997. 9 p.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Porto Alegre: CORAG, 1997. 30 p.
BRASIL. CNE/CP. Resolução nº2 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio, publicada no D.O.U. de 15 de julho de 1997 - Seção 1 - p. 14927.
BRASIL. MEC. SEMTEC. Educação profissional. Legislação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2001.
______. Seminário nacional de educação profissional. Relatório Final (2ª versão preliminar). Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2003.
______. Seminário nacional de educação profissional. Relatório Final. "Concepções, experiências, problemas e propostas". Documento-base. Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 16 a 18 de junho de 2003.
CAMPOS, Roselane F. Relatório do GT 12 - Licenciaturas especiais em educação profissional. [Relatório Final... Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2003].
Diagnóstico da formação profissional : ramo metalúrgico. São Paulo: Artchip, 1999. 399 p. : il.
Documentos e Memórias: Acervo Histórico da Escola Mesquita. Projeto de Extensão FACED/PROREXT/UFRGS, coordenado pela Profª Maria Aparecida Bergamaschi, 1999-2000.
DUARTE, Adriana. Relatório do GT 15 - Parâmetros e indicadores de Educação Profissional com qualidade social. [Relatório Final... Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2003].
STANCKI, Nanci. Relatório do GT 11 - Formação de profissionais da educação profissional. [Relatório Final... Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2003].

Dissertações, Teses, Anais e Anotações

ARENHALDT, Rafael. Os Processos de Identificação e as Éticas na Docência da Escola de Educação Profissional. Dos fluxos de vida e das sur-presas em a-firmar-se docente. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Proposta de Dissertação (Mestrado) - PPGEdu, UFRGS, Porto Alegre, 2004. (Orientadora Profa. Dra. Malvina do Amaral Dorneles)
______. Diário de Reflexões. Período 2004-2005.
BEDIN, Silvio. Escola: Ordem em Movimento - As éticas que sustentam a escola pública. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Tese de Doutorado - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2004. (Orientadora Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles)
FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Professoras : histórias e discursos de um passado presente. Porto Alegre: UFRGS, 1999. Tese de Doutorado - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 1999. 203 f.
FRAGA, Hilda Jaqueline de. As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2004. 111 f.
HARA, Tony. Saber noturno: uma antologia de vidas errantes. Campinas: UNICAMP, 2004. Tese de Doutorado - IFCH, UNICAMP, Campinas, 2004. (Orientadora Profa. Dra. Margareth Rago)
MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (re)conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida. Santa Maria: UFSM, 2004. Proposta de Dissertação (Mestrado) - PPGE, UFSM, Santa Maria, 2004. (Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha)
NÖRNBERG DA SILVA, Marta. A ética do cuidado numa instituição filantrópica. Porto Alegre: UFRGS, Dissertação de Mestrado ─ PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2002. (Orientadora Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles)
PÉRES, Lúcia Maria Vaz. Dos saberes pessoais à visibilidade de uma pedagogia simbólica. Porto Alegre: UFRGS, 1999. Tese (Doutorado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 1999. 167 f.
ROSA, Cristina Maria. O elogio da escola: de mulher para mulher, uma escola imaginada Porto Alegre: UFRGS, 2004. Tese (Doutorado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2004. (Orientadora Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles)
ROSA, Miriam Suzete de Oliveira. Educação em saúde : identidade reencontrada. São Paulo, PUCSP, 2003. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUCSP, São Paulo, 2003. (Orientador Prof. Dr. Edgard de Assis de Carvalho).
SANTOS, Simone Valdete dos. O ser e o estar de luto na luta: Educação Profissional em tempos de desordem - ações e resultados das políticas públicas do PLANFOR / Qualificar na cidade de Pelotas/RS (2000 – 2002). Porto Alegre: UFRGS, 2003. Tese (Doutorado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2003. (Orientador Prof Dr Nilton Bueno Fischer)
SILVA, Álamo Pimentel Gonçalves da. O avesso da ordem e progresso : itinerários pedagógicos no subsolo das relações sócio-políticas no semi-árido nordestino. Porto Alegre: UFRGS, 1998. Proposta de Tese (Doutorado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 1998. (Orientadora Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles).
______. O elogio da convivência e suas pedagogias subterrâneas no semi-árido brasileiro. Porto Alegre: UFRGS, 2002. Tese (Doutorado) - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 2002. (Orientadora Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles).

Documentos Eletrônicos, Filmes e Músicas

BURTON, Tim (Direção). Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (Big Fish). EUA: 2003. Filme.
DALÍ, Salvador. Autorretrato desdoblándose en tres. Fundació Gala-Salvador Dalí: 1926-27. Disponível em <http://www.salvador-dali.org/> Acesso em: 24 mai. 2005.
______. El puente roto del sueño. The Salvador Dalí Museum (Reynolds Morse Colection), St Petersburg, Fl, USA: 1945. Disponível em <http://www.3d-dali.com/Tour/bridge.htm> Acesso em: 24 mai. 2005.
______. O olho do tempo. Fundação Owen Cheatham, Nova York: 1949. Disponível em <http://www.3d-dali.com> Acesso em: 13 mai. 2005.
______. Mercado de Escravos com Aparição do Busto Invisível de Voltaire. Museu Salvador Dalí, Sampetersburgo, Flórida: 1940. Disponível em <http://www.surrealismo.net/> Acesso em: 06 set. 2005.
______. Construção Mole com Feijões Cozidos. Museu de Arte de Filadélfia, E.U.A.: 1936. Disponível em Acesso em: 06 set. 2005.
______. A Mão. Museu Salvador Dalí, Sampetersburgo, Flórida: 1930. Disponível em <http://www.surrealismo.net/> Acesso em: 25 mai. 2005.
JARDIM, João; CARVALHO, Walter. Janelas da Alma. 2003. Documentário.
NOLAN, Cristopher (Direção). Amnésia (Memento). EUA: 2000. Filme.

Relatos de Vida

BIANCHIN, Ronaldo (34 anos, Professor de Informática). Relato de Vida. Porto Alegre: 03 dez. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.
COSTI, Ricardo Leal (32 anos, Professor de Eletrônica). Relato de Vida. Porto Alegre: 30 nov. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.
KLEINÜBING, Ademar Lino (50 anos, Professor de Automação Industrial). Relato de Vida. Porto Alegre: 25 nov. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.
KOSSMANN, Sidney (60 anos, Coordenador Técnico). Relato de Vida. Porto Alegre: 02 dez. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.
MATTIELLO, Sandro Luiz (35 anos, Professor de Eletrônica). Relato de Vida. Porto Alegre: 24 nov. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.PRESTES, José Flori Cardoso (51 anos, Professor de Desenho Técnico e CAD). Relato de Vida. Porto Alegre: 07 jul. 2004. Entrevista concedida a Rafael Arenhaldt por conta da pesquisa de mestrado.