Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Título do Projeto: Os Processos de Identificação e as Éticas na Docência da Escola de Educação Profissional. Dos fluxos de vida e das sur-presas em a-firmar-se docente.

Você está sendo convidado a participar em uma pesquisa. O documento abaixo contém todas as informações necessárias sobre a pesquisa que está sendo realizada. Sua colaboração neste estudo é muito importante, mas a decisão em participar deve ser sua. Para tanto, leia atentamente as informações abaixo e não se apresse em decidir. Se você não concordar em participar ou quiser desistir em qualquer momento, isso não causará nenhum prejuízo a você. Se você concordar em participar basta preencher os seus dados e assinar a declaração concordando com a pesquisa. Se você tiver alguma dúvida pode esclarece-la com o responsável da pesquisa. Obrigado pela atenção, compreensão e apoio.

Eu, Rafael Arenhaldt, em respeito aos direitos legais e à dignidade humana do docente voluntário desta pesquisa, Sr. PROFESSOR, peço respeitosamente a autorização do mesmo, para que possa fazer parte do grupo para análise posterior e confecção de futuros resultados, de forma que se houver concordância, responsabilizo-me através deste termo a prestar toda a forma de esclarecimento para melhor entendimento do papel do entrevistado neste trabalho; citando-os desta forma abaixo:
1. O objetivo deste trabalho consiste em refletir acerca das éticas e dos processos de identificação na docência da escola de Educação Profissional através dos relatos de vida e na convivência com os mesmos.
2. Para tanto, o responsável por esta pesquisa realizará uma entrevista com o docente voluntário e gravará em fita K7 o relato. Esta fita será posteriormente transcrita e analisada pelo entrevistador para a realização do trabalho de pesquisa.
3. Coerente com o referencial teórico que embasa este projeto, o entrevistador apresentará os resultados prévios da análise das entrevistas para reflexão com o docente voluntário sobre sua prática cotidiana. Além disso, o entrevistado está convidado a participar como ouvinte da banca de defesa desta dissertação de mestrado, que se realizará, possivelmente, no mês de agosto de 2005, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
4. Através deste documento fica assegurado o direito ao Sr PROFESSOR de que terá todos os esclarecimentos relativos à pesquisa garantidos, incluindo a metodologia utilizada. A partir do momento que o docente participante da pesquisa não desejar mais fazer parte da pesquisa, reservo-lhe o direito de retirar o seu consentimento, livre de sofrer qualquer penalização ou danos quaisquer que sejam.
5. Não haverá qualquer tipo de despesa ao participante, no que tange a materiais ou testes.
6. Se no transcorrer da pesquisa, tiver alguma dúvida ou por qualquer motivo necessitar poderá procurar o Rafael Arenhaldt, responsável pela pesquisa pelo e-mail rafael@mesquitacom.br .

Eu, PROFESSOR, docente voluntário, dou consentimento livre e esclarecido, para que se façam as análises necessárias a esta pesquisa e posterior uso e publicação dos dados nos relatórios finais e conclusivos, a fim de que estes sirvam para beneficiar a ciência e a humanidade.

Porto Alegre (RS), 2005.

_____________________________________________
PROFESSOR

_____________________________________________
RAFAEL ARENHALDT