Na escola técnica, o Projeto de Conclusão de Curso é considerado o coroamento, a última etapa do percurso formativo dos alunos. Após três semestres de formação teórico-prática na escola, os alunos, no quarto semestre, são desafiados - juntamente com o Estágio Curricular na área profissional - a desenvolver em equipes os Projetos de Conclusão. Já consolidado há anos na rotina e no ritual da escola, os Projetos de Conclusão são compreendidos por todos, professores e alunos, como um dos momentos mais significativos dos cursos técnicos. É o momento em que, orientados pelos professores, os alunos colocam em prática seus conhecimentos, e, de forma sistematizada, concebem, planejam, executam, apresentam e avaliam todas as etapas de um projeto.
Assim registrei no Diário de Reflexões de 22 de novembro de 2004:
"Hoje também é noite de apresentação dos Projetos de Conclusão do Curso Técnico em Mecânica. Na voz da docência, este é um dos momentos mais ricos do percurso formativo dos alunos. Momento em que alunos do último semestre dos cursos técnicos mostram o resultado do trabalho de um semestre inteiro, o semestre de fechamento do período de formação técnica na escola, acompanhados e orientados por professores orientadores." (Arenhaldt, Diário de Reflexões, 22 de novembro de 2004).
O pleno desenvolvimento de um Projeto de Conclusão pressupõe uma ritualização negociada com todos envolvidos na empreitada, ou seja, entre a equipe de alunos, professores orientadores, coordenação da escola e, em alguns casos, com empresas. O ritual do Projeto, embora se inicie muito antes do último semestre (através das palestras da coordenação ou na presença dos alunos como ouvintes nas apresentações dos projetos dos alunos nos semestres adiantados), é a partir daí que é tratado, de forma mais incisiva, seu planejamento e sua execução. O planejamento inicial pressupõe: a definição das equipes e grupos de trabalho, levantamentos de idéias e possibilidades de projetos, concepção do pré-projeto, leiaute, cronograma de trabalho, custos, financiamento e viabilidade técnica, negociação das equipes com a empresa, apresentação do pré-projeto na escola, entrega da proposta escrita e aprovação da orientação e coordenação da escola para a posterior execução do projeto. Vencida esta etapa importante da elaboração do planejamento inicial da equipe, e com a aprovação dos pré-projetos, os alunos iniciam a sua execução. Via de regra os Projetos contemplam: a) a execução de melhorias no processo produtivo da empresa considerando as questões de saúde, segurança e ergonomia do trabalhador, aumento de produtividade, otimização de energia, a questão ambiental, etc.; b) a elaboração e manutenção de módulos didáticos ou protótipos para a escola no sentido de qualificar os recursos de ensino-aprendizagem da parte prática do currículo.
Assim, após a execução do projeto propriamente dito, a última etapa contempla a apresentação do Projeto de Conclusão na Feira Tecnológica da Escola. A apresentação dos Projetos é o momento onde os alunos dos semestres anteriores, os professores da escola, as empresas apoiadoras e convidadas e a comunidade em geral prestigiam o trabalho realizado pelos alunos concluintes dos cursos.
Participei de várias apresentações de Projetos de Conclusão. Presenciei a dedicação e o envolvimento de alunos e professores. Percebi o intenso apreço e valor ao trabalho e aprendizado coletivo, recheado de sentido. Constatei que, para além do aprendizado do aluno na escola, o momento da mostra e da apresentação pública têm uma função fundamental no sentido do aprender, não só do aluno mas de toda a escola. Observei o preparo cuidadoso e detalhado dos alunos para com o evento da mostra e visibilidade de todo o aprendizado, das dificuldades e superações no desenvolvimento do projeto. Vi alunos nervosos, mas se preparando para o desafio de falar em público. Vi alunos tremerem as mãos e suarem frio, mas desejosos de fazer uma bela apresentação e mostrar para todos o processo de criação, elaboração e o funcionamento prático do projeto. Acompanhei a preocupação e a atenção dos professores orientadores para com o bom desenvolvimento dos projetos de seus orientandos. Assim anotei no Diário:
"A apresentação, a mostra é um evento, é uma festa, é a possibilidade do encontro: encontros de alunos, professores, profissionais em formação, empresas, de saberes e conhecimentos, de belos projetos, de idéias, criação, criatividade, de trabalho em equipe. (...) As belas apresentações e, mais do que isso, os belos projetos são fruto, reconheço, do trabalho dos professores que nos bastidores e durante este semestre inteiro acompanharam e envolveram os alunos, dando significado e sentido especial a estas apresentações. É, de fato, um encontro de saberes técnicos, de experiências e aprendizados, vivenciados e experimentados pelos alunos, no seu trabalho, na sua empresa, na escola." (Arenhaldt, Diário de Reflexões, 22 de novembro de 2004).
Reconheço, como disse acima, a importância de um trabalho pedagógico realizado com dedicação e envolvimento, onde os professores têm papel fundamental. Reconheço a beleza e a potencialidade de um trabalho realizado coletiva e cooperativamente. Reconheço, também, a energia vitalizadora do gesto de agradecer publicamente, como abaixo registrei:
"Muito significativo, por exemplo, são os agradecimentos dos alunos ao final de cada apresentação: "Agradecemos aos professores da escola e todos nossos familiares que nos apoiaram nesta caminhada". É um momento de reconhecimento, de agradecimento revelando que não é um trabalho só, solitário, individual mas coletivo, que o outro, ou os outros próximos tem um papel muito importante nesta caminhada da formação. É um momento bonito! (...) Após a apresentação do 1º grupo e dos agradecimentos aos professores e aos familiares, parece ter reflexo e sentido em uníssono junto aos colegas que revelam e vibram com o sucesso e a boa apresentação do grupo Equimecânicos. (...) Do anonimato do trabalho num semestre inteiro para alguns minutos de fama, os holofotes todos ligados para o aprendizado do grupo de alunos. Uma coisa chamou a atenção: a presença de familiares dos alunos que vieram prestigiar e dar apoio a eles." (Arenhaldt, Diário de Reflexões, 22 de novembro de 2004).
Assim sendo, o resultando de tudo isso não poderia ser outro: o próprio reconhecimento por parte dos alunos que, ao agradecerem a seus professores e familiares, revelam o sentido que atribuem ao tempo de formação na escola, o significado de um aprendizado compartilhado e de uma pedagogia respeitosa e generosa, bem como o apreço por aqueles que os acolheram e os apoiaram no percurso formativo, seja no âmbito da escola ou da família.