Agradecimentos

Deixo-me inundar de um sentimento de gratidão. Sou profundamente grato pelos encontros que a vida promoveu, grato por todos os encontros com pessoas. Pessoas com as quais fiz-me pessoa.
À Profª Drª Malvina do Amaral Dorneles, orientadora e cuidadora, presença permanente de sabedoria, minha mestra e guia, a quem nutro, desde os tempos de bolsista de iniciação científica, singular admiração e identificação. Catalizadora de energia, força e afeto, me fez crer em mim. Obrigado por ter me acolhido, acreditado e apostado nas minhas idéias. Agradeço pela vida ter me presenteado a dádiva do encontro contigo e a possibilidade da partilha de nossas vidas.
À Família, por todos os tempos e espaços de reencontros e fonte de toda potência de vida. Pai Paulo, mãe Eulésia e mana Melissa pessoas com as quais aprendi a olhar, ver e estranhar o mundo. Com eles aprendi a tranfigurar as dores e lágrimas que compartilhamos em gosto e sabor de superar as mais difíceis barreiras de todos os medos avassaladores. Dividindo alegrias, multiplicamos desejos de estar-junto.

Ao querido Pedro, meu afilhado, que me proporcionou o mais singelo e bonito reencontro com a "criança" que somos.

Às Amizades, por todos os vínculos e laços que estabelecemos, por todos os encontros e desencontros que a vida promoveu. Um abraço demorado e carregado de afeto para Alexsandro dos Santos Machado, Augusto Alves, Davi Schmidt, Débora Alves Feitosa, Emílio Araújo, Maria Aparecida Bergamaschi, Rose Madeira, Sandra Andrade e todos os colegas do Núcleo Educação e Gestão do Cuidado.

À "querida" UFRGS, especialmente à FACED e ao PPGEDU, por se configurar num outro l(ug)ar onde a vida acontece e se faz. Estendo abraços ao povo dos diversos tempos do DEDS/PROREXT, Projeto Convivência, DAFE, Biblioteca, RU e tantos outros lugares, projetos, imagens e pessoas. Aos mestres professores do Curso de Pedagogia e do Mestrado, em especial aqueles que acompanharam de perto este trabalho: Dinorá Tereza Zucchetti, Jorge Ribeiro, Mérion Campos Bordás, Nalú Farenzena, Naira Lisboa Franzói, Simone Valdete dos Santos e Valeska Fortes de Oliveira.

Às mais diversas manifestações de docência. Quero sobretudo agradecer aos professores Ademar Lino Kleinübing, José Flori Cardoso Prestes, Ricardo Leal Costi, Ronaldo Bianchin, Sandro Luiz Mattiello e Sidney Kossmann, por aceitarem participar e visibilizarem suas vidas através dos relatos para este estudo. Por terem se disposto a construir juntos, a serem atores e autores desta pesquisa. Ao agradecer tais professores, estendo agradecimentos aos colegas de escola, companheiros de jornada e a todos os professores que dedicam prazer ao seu fazer docente. Agradecer também à Escola Técnica José César de Mesquita, lugar onde muito aprendi e aprendo, lugar de onde nutro as reflexões da vida da escola. Ao agradecer o Diretor Jurandir Damin estendo-o à Mantenedora, e ao abraçar o colega Nereu e as colegas Ana e Devanir, abraço todos os funcionários e amigos que ali fiz.

Ao chimarrão, companheiro fiel de todos os lugares, de cada palavra proferida nesta dissertação. Seiva inspiradora do trabalho solitário de escrita, que aqueceu as madrugadas de inverno e reacendeu as chamas dos dias já quentes de verão.

À Luciane Ely, amor da minha vida, presença generosa, de afeto, cuidado e compreensão. Exemplo de solidariedade e sinceridade, é presença constante de amor... de tantos sonhos e projetos de vida compartilhados. Sou grato à vida e a ti por mais este presente: o encontro com o amor.

Para Lú,
Com todo meu amor e admiração.