NAS MARGENS E NAS BORDAS (primeiro entre-lugar)
"pôr a vida nas idéias e as idéias na vida" (MORIN)
Dos Fluxos de Vida Manifestados na Docência da Escola de Educação Profissional: Embaralhando e Tecendo Docências e Existências
"A visão 'traumática' dos primeiros anos controla de tal maneira
a teoria psicológica da personalidade e seu desenvolvimento que o foco de nossas lembranças e a linguagem que usamos para contar nossa história já estão contaminados com as toxinas de tais teorias. Talvez nossa vida seja menos determinada pela infância do que pelo modo como aprendemos a imaginar nossa infância. Somos (...) menos prejudicados pelos traumas infantis do que pelo modo traumático como nos lembramos da infância" (HILLMAN, 2001, p.14)
"(...) diferentes trajetórias e distintos momentos (...)
Histórias no plural; formas de falar a vida (fora ou dentro da escola) no plural;
Maneiras de mudar essa vida no plural também. E é nesse plural que reside a singularidade que faz de nós seres humanos, que nos permite descontinuar para continuar" (KRAMER, 1993, p.199)
“Viver é plural” (GUIMARÃES ROSA)
"E assim eu me conto a minha vida" (NIETZSCHE, 2003, p.21)
Neste primeiro entre-lugar da dissertação, optei em apresentar cada um dos docentes entrevistados a partir de seu próprio testemunho, priorizando assim os sentidos tecidos pelo relato de sua trajetória, tecendo docências e existências. O testemunho é de cada docente, no entanto, articulado pelo pesquisador. É a vida que está em pauta e as conexões possíveis em evidência.
Trata-se de um espaço ritual onde cada um se manifesta, se expressa, escuta o outro, invoca a vida, a intimidade e o espírito. "Quando invoca o espírito, automaticamente algo se destranca por dentro" (SOMÉ, 2003, p.85), ou seja, a vida é invocada pela simples abertura do ritual da entrevista e o testemunho de si, desencadeada pela pergunta inicial: "quem é fulano de tal?".
Quem é e o que diz o Professor José Flori Cardoso?
Quem é e o que diz o Professor Sandro Luiz Mattiello?
Quem é e o que diz o Professor Ademar Lino Kleinübing?
Quem é e o que diz o Professor Ricardo Leal Costi?
Quem é e o que diz o Professor Sidney Kossmann?
Quem é e o que diz o Professor Ronaldo Bianchin?
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido